Água – Maior ETA do Brasil

Publicado por Projetae em

Antes de chegar as torneiras de nossas casas, a água passa por diversos locais, dentre eles talvez o mais importante seja a estação de tratamento de água. Nas ETAs a água é submetida a diversos processos físicos e químicos para que adquira características que permitam sua utilização em nossas atividades do dia-a-dia de forma segura.

Você já se perguntou onde fica a ETA da sua cidade? Qual será a quantidade de água tratada por dia na sua cidade? Agora já imaginou qual o tamanho da maior estação de tratamento de água do Brasil?

A ETA Guandu, localizada na cidade de Nova Iguaçu – RJ é a maior estação de tratamento de água do Brasil, sendo ainda reconhecido pelo Guiness Book como a maior do mundo em tratamento contínuo com sistema de tratamento convencional. Com capacidade para tratar 43 m³/s a estação que recebe água bruta do Rio Guandu, formado pela junção das águas do rio Ribeirão das Lajes, Piraí e Paraíba do Sul, abastece aproximadamente 9 milhões de pessoas na região metropolitana do Rio de Janeiro, totalizando cerca de 70% do abastecimento de água da região.

Inaugurada em 1955, a ETA Guandu passou por diversas reformas e ampliações até chegar na sua capacidade atual. Inicialmente a ETA possuía capacidade de 4,6 m³/s, em 1965 já contava com 13,8 m³/s, passando para 24 m³/s em 1974, com nova reforma e ampliação em 1982 se tornou a maior da américa latina, superando entre outras a ETA Guaraú em São Paulo (33 m³/s). A estação possui área de 270.000 m², o equivalente a 38 campos de futebol, o sistema de tratamento é convencional com coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção. Ao todo são 13 floculadores, 15 decantadores e 132 filtros!

Alguns números dessa gigante:

  • Consumo de cloro: 15 toneladas por dia;
  • Consumo de cal virgem:25 toneladas por dia;
  • Consumo de ácido fluossilícico: 10 toneladas por dia;
  • Análises laboratoriais: 30.000 por mês;
  • Custo com energia elétrica: R$4,5 milhões por mês (consumo de 26 MWh de energia);
  • Custo com produtos químicos: R$3,5 milhões por mês.

Certamente a ETA Guandu é uma das grandes obras de engenharia existentes no Brasil e deve ser reconhecida não somente pelo seu tamanho, mas também pela sua importância para os 9 milhões de beneficiados com água potável deste sistema.

Se você não conhece a ETA da sua cidade, procure o prestador de serviços local e descubra se existem visitas abertas ao público, vale a pena conhecer um pouquinho sobre esses empreendimentos tão importantes para nossa sociedade.

Gostou do conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais:

www.projetae.com

Facebook

Linkedin

 

Fontes:

http://www.seaerj.org.br/pdf/Guandu/ApresentacaoparaaSEAERJ.pdf

http://www.cedae.com.br/portals/0/livreto_guandu.pdf