Bê-á-Bá – 04 – Diferença Água e Esgoto

Publicado por Projetae em

O que difere a água potável do esgoto? A água potável deve possuir características específicas, definidas por cada país, para ser considerada potável. Em geral, suas características principais são a ausência de cor, gosto e cheiro, ser translúcida e não apresentar metais, substâncias orgânicas e nem microrganismos nocivos à saúde humana. No caso do Brasil, a água potável a ser distribuída na rede de abastecimento ainda necessita de concentrações de cloro e flúor.

E o esgoto? O esgoto não possui qualidade definida, é apenas a água após passar pelo seu uso. Água do tanque, água da pia, água do chuveiro, água do lava jato, água do hospital, água da indústria, todas elas, após o uso são consideradas esgoto.

A qualidade e quantidade do esgoto variam em cada comunidade e reflete seus hábitos. Em geral os horários de maior consumo de água também são os horários de maior produção de esgoto. Assim, normalmente são observados picos de geração de esgoto nos horários da manhã, meio dia e final da tarde, compatíveis com horário de faxina, saída de casa para o trabalho, das principais refeições do dia e do retorno à casa.

Comunidades em cidades dormitório (aquelas em que a pessoa mora em uma cidade, mas trabalha em outra) apresentam padrão de consumo de água e de geração de esgoto com picos mais concentrados no começo da manhã e final da tarde.

Comunidades em cidades industrializadas e em grandes centros regionais acabam apresentando consumo de água per capita e geração de esgoto mais elevado durante o dia, devido à maior concentração de consumidores nesse horário (aumento populacional momentâneo). Observa-se nessas cidades características de esgoto mais concentradas.

Cidades costeiras usualmente apresentam a característica de maior concentração de sólidos no esgoto, principalmente areia. Caso seja uma cidade turística, a sazonalidade do consumo de água e geração de esgoto é muito relevante, sendo que, em períodos de alta temporada e finais de semana, a quantidade de água consumida e de esgoto gerado aumenta consideravelmente.

Como podemos observar brevemente nessa publicação, cada comunidade possui características únicas que devem ser consideradas na definição de métodos e técnicas para distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto.

Na Projetae buscamos sempre oferecer projetos e soluções dedicadas a necessidade de nossos clientes.

Acompanhe nosso conteúdo:

www.projetae.com

Facebook

Linkedin

Entre em contato conosco e diga qual sua necessidade. Teremos prazer em buscar a solução adequada para sua condição!